Ultrassom morfológico de primeiro trimestre
Conheça mais sobre o exame de ultrassom morfológico de primeiro trimestre realizado pela Fetalcenter
O que é o exame de ultrassom morfológico do primeiro trimestre?
O exame de ultrassom morfológico de primeiro trimestre é um procedimento de ultrassonografia realizado durante a gravidez para avaliar o desenvolvimento do feto e detectar possíveis problemas.
O intuito é avaliar detalhadamente a anatomia fetal, confirmar a idade gestacional, avaliar parâmetros ultrassonográficos que permitem calcular riscos de anomalias cromossômicas (risco para Síndrome de Down e outras doenças), de pré-eclâmpsia e de restrição de crescimento intrauterino.
São também estudadas a quantidade de líquido amniótico, a posição e as características da placenta.
Como acontece o procedimento?
O exame é geralmente realizado por via abdominal, com a gestante deitada em decúbito dorsal horizontal (com o abdome para cima).
Após aplicação de pequena quantidade de gel sobre a pele do abdome, o médico desliza levemente um transdutor sobre a área de interesse.
Pode ser necessário que uma leve pressão seja exercida, para que alguma estrutura fetal seja visualizada com mais nitidez. Esta manobra não prejudica a mãe nem o bebê e a paciente será avisada quando de sua necessidade.
Em raras ocasiões, pode ser útil a complementação do exame por via vaginal. Caso esta avaliação seja indispensável, o médico explicará o motivo à paciente.
Quando o exame é realizado?
Ele é geralmente realizado entre a 11ª e a 14ª semanas de gravidez e é considerado um dos exames mais importantes durante a gravidez.
Porque o exame é importante?
O exame de ultrassom morfológico de primeiro trimestre permite que o médico visualize o feto e verifique se está se desenvolvendo normalmente.
Ele também permite avaliar a idade gestacional do feto e determinar se há risco de problemas genéticos ou de outras condições.
Além disso, o exame pode ajudar a identificar problemas no sistema nervoso central, no coração e em outros órgãos.
Existe algum risco?
O exame de ultrassom morfológico de primeiro trimestre é geralmente seguro e não envolve riscos significativos.
No entanto, é importante falar com o seu médico antes de realizar o exame para garantir que ele é adequado para você e para discutir qualquer preocupação ou condição médica que você possa ter.
Quais são as limitações do exame?
Em decorrência da idade gestacional precoce, algumas doenças e alguns detalhes da anatomia fetal podem não ser adequadamente avaliados.
No entanto, sabe-se que aproximadamente 35% das malformações identificáveis no pré-natal podem ser vistas nesta época.
Algumas dessas doenças podem se beneficiar do diagnóstico nesta fase da gravidez, pois, para algumas delas, existe a possibilidade de tratamento intrauterino.
A complementação da avaliação anatômica do feto e o diagnóstico das demais possíveis
Ultrassom morfológico de primeiro trimestre
Se você estiver grávida e desejar realizar o exame de ultrassom morfológico de primeiro trimestre, entre em contato com a Clínica FetalCenter Medicina Fetal e Ultrassonografia Goiânia.
Oferecemos uma ampla gama de serviços de medicina fetal e ultrassonografia, e podem ajudá-lo a entender melhor o desenvolvimento do seu bebe e a tomar decisões informadas sobre o seu cuidado pré-natal.
Entre em contato para marcar uma consulta ou exame hoje mesmo.
Mais exames
- Amniocentese
- Biópsia De Vilo Corial
- Cariótipo
- Cordocentese
- FISH
- Monitoração De Ovulação
- NIPT
- SNIP Array
- Ultrassom 3D
- Ultrassom 4D
- Ultrassom Das Mamas
- Ultrassom Morfológico De Primeiro Trimestre
- Ultrassom Morfológico De Segundo Trimestre
- Ultrassom Morfológico De Terceiro Trimestre
- Ultrassom Obstétrico Transvaginal
- Ultrassom Obstétrico Com Doppler
- Ultrassom Pelvico