Cordocentese

Conheça mais sobre a cordocentese realizado pela Fetalcenter

O que é a cordocentese?

A cordocentese é um exame médico que consiste na coleta de amostras de sangue fetal a partir do cordão umbilical fetal para investigação de doenças (anomalias cromossômicas, infecções, anemias e plaquetopenias);

O seu objetivo é investigar e tratar algumas doenças fetais (transfusões sanguíneas em casos de anemia e infusão de medicamentos em casos específicos de alterações do ritmo cardíaco).

Quando é realizada a cordocentese?

Ele é realizado durante a gravidez e geralmente é indicado quando há suspeita de problemas de saúde no feto ou quando são necessárias informações precisas sobre o estado de saúde fetal para tomar decisões importantes sobre o parto e o cuidado neonatal.

Também pode ser solicitada para avaliar o risco de parto prematuro, para avaliar a função dos órgãos fetais ou para avaliar o nível de oxigenação fetal. 

Além disso, a cordocentese pode ser utilizada para detectar doenças metabólicas ou genéticas que podem afetar o feto.

Como é feita a cordocentese?

A cordocentese é um procedimento invasivo e por isso é realizado com anestesia local e medidas de segurança para minimizar os riscos. 

O procedimento é realizado por um médico especializado em obstetrícia ou em medicina fetal, que insere uma agulha fina através da barriga da mãe e do útero até o cordão umbilical com a gestante deitada em decúbito dorsal horizontal (com o abdome para cima). 

Após identificar a posição da placenta e do cordão umbilical com o uso do equipamento de ultrassonografia, o médico realiza a antissepsia (limpeza) da pele do abdome materno e aplica um pouco de anestésico local onde será introduzida a agulha.

Em seguida, é coletada uma pequena quantidade de sangue fetal para análise.

Quando é realizada a cordocentese?

O procedimento é realizado após a 20ª semana.

Quanto tempo dura o procedimento?

Depende do objetivo do exame, se investigação de doença ou tratamento fetal.

Para investigação de doenças (somente coleta do sangue fetal) o exame demora aproximadamente 5 minutos.

Quais são os benefícios de realizar a cordocentese? 

Em primeiro lugar, ela pode ajudar a identificar a causa de problemas de saúde ou de atraso no desenvolvimento fetal, permitindo que o tratamento seja iniciado mais rapidamente. 

Além disso, a cordocentese pode fornecer informações importantes sobre o prognóstico e o tratamento de uma doença fetal e pode orientar as decisões sobre o tipo de parto a ser realizado e sobre a adequação de determinados procedimentos médicos durante a gravidez.

Por fim, a cordocentese também pode ser útil para planejar a gravidez, já que pode identificar possíveis problemas de saúde que podem afetar o feto. 

Além disso, o exame pode ajudar a orientar as decisões sobre o tipo de parto a ser realizado e sobre a adequação de determinados procedimentos médicos durante a gravidez.

Quais são as contraindicações do procedimento diagnóstico?

Não há contraindicações específicas para este tipo de exame. Pacientes com distúrbios de coagulação ou tomando algum tipo de anticoagulante devem avisar o médico antes da marcação do exame.

Quais são as limitações do exame?

Específicas, na dependência do objetivo do exame. Fatores limitantes que independem do objetivo do exame são as posições da placenta e do cordão umbilical, que podem dificultar a execução do procedimento.

× Como posso ajudar?