O Hospital do Coração (HCor) e a Gestar Centro de Medicina Fetal promovem o 1º Simpósio HCor e Rede Gestar de Cardiologia e Terapêutica Invasiva Fetal. Entre os palestrantes está o dr. Fábio Peralta, referência internacional em cirurgia fetal.
Com objetivo de compartilhar experiências no manejo fetal e neonatal de cardiopatias congênitas, acontece em São Paulo, no dia 31 de março (sexta), no período das 8h25 às 18h, o 1º Simpósio HCor e Rede Gestar de Cardiologia e Terapêutica Invasiva Fetal. Os palestrantes discutirão indicações, técnicas e resultados das diferentes terapêuticas intervencionistas e cirúrgicas no período gestacional para as mais variadas malformações fetais.
Várias técnicas terapêuticas invasivas têm sido aplicadas de forma segura e efetiva para o tratamento de malformações ainda na vida fetal. Dr. Fábio Peralta, médico responsável pela cirurgia fetal no Hospital do Coração de São Paulo (HCor) e cirurgião-chefe da Gestar Centro de Medicina Fetal, um dos pioneiros da cirurgia fetal no Brasil, discorrerá sobre o tema “Epidemiologia das malformações congênitas e rastreamento pré-natal”. O fetólogo afirma que “inúmeros são os procedimentos realizados durante a gravidez com a intenção de tratar ou melhorar a chance de sobrevida do feto. A grande variedade de doenças e, ainda, de opções terapêuticas, impele-nos a discutir a fundo cada uma delas”, justifica.
Dirigido a médicos obstetras, ultrassonagrafistas, cardiologistas pediátricos e fetais, especialistas em medicina fetal, o Simpósio pretende abordar a identificação de anomalias congênitas pelo ultrassom durante a gestação. “É crescente a busca de tratamento especializado pré e pós-natal que, com os avanços tecnológicos, está se tornando cada vez mais comum e acessível”, informa Peralta.
Poucos serviços no Brasil disponibilizam tratamento pré-natal para todas as anormalidades fetais e gestacionais disponíveis. A Gestar Centro de Medicina Fetal, em parceria com o HCor, que, desde o implemento da Unidade Fetal no início de 2009, vem se tornando um dos principais responsáveis pela introdução de novas técnicas cirúrgicas fetais no nosso País. “Graças a unidade de parto anexa ao serviço de cardiologia pediátrica do HCor, mais de 320 bebês, portadores de cardiopatias complexas, nasceram na instituição, revolucionando o tratamento neonatal de cardiopatias cujo prognóstico era considerado sombrio”, revela Peralta.
SERVIÇO:
1º Simpósio HCor e Rede Gestar de Cardiologia e Terapêutica Invasiva Fetal
9 horas – O ecocardiograma fetal e o manejo clínico pré e pós-natal. Transformando imagem em conduta Palestrante: Dra. Simone Pedra
9h30 – O que mudou após a prática do parto de bebês cardiopatas no hospital de cardiologia. A visão do cirurgião cardíaco Palestrante: Dr. Marcelo Jatene
10h30 – A equipe multidisciplinar na preparação da gestante para o parto dentro de um hospital cardiológico Palestrantes: Ana Lúcia Abrahão, Elaine Seviero, Simone Nikys e Natane Vieira Zanardi
11h30 – Considerações sobre a sala de parto de neonatos cardiopatas Palestrante: Dr. José Carlos Fernandes
12 horas – Recebendo o neonato cardiopata na UTI neonatal cardíaca Palestrante: Dra. Giovanna Broccoli
14 horas – Intervenções cardíacas fetais – onde estamos? Indicações / aspectos técnicos / resultados Palestrantes: Drs. Simone Pedra, Fábio Peralta e Carlos Pedra
15 horas – A cirurgia de mielomeningoceles no Brasil e no mundo Palestrante: Dr. Rafael Botelho
16 horas – Resultados do tratamento pré-natal da hérnia diafragmática Palestrante: Dr. Fábio Peralta
16h30 – Aspectos técnicos e impacto clínico da ablação dos vasos placentários na STFF Palestrante: Dra. Karina Jorge
17 horas – Discussão – Cirurgia fetal Palestrantes: Drs. Fábio Peralta, Luiz Watanabe, Antonio de Salles, Vanessa Imada, Fabricío Lamis, Rafael Botelho e Karina Jorge.